domingo, fevereiro 24, 2008

Destempero

Hércules


Hércules foi o maior de todos os heróis gregos. Por isso mesmo, dizem, é o que mais sofreu. O herói se condena quando se vê como um deus e ultrapassa sua Métron, sua medida, e usa a sua força suprema para se igualar aos que estão no Olimpo.

Trazendo isso para o nosso quintal, ultrapassamos nossa medida quando cometemos algum ato de fúria. Quando aquele cara ofendeu sua mãe, você poderia ter sido superior e passado por cima, mas quebrou a cara dele. Ainda bem que Zeus não existe de verdade. Acho. Ou então, você seria punido. Pergunte ao Ed, em Tebas.

Os heróis não podiam fugir da tragédia. Sua condição os tornava predestinados ao fracasso e tormento supremo. Teseu saiu do labirinto e matou o Minotauro, mas esqueceu de acender as luzes e seu pai morreu. Trágicômico.

"Mas não somos personagens mitológicos", lamentam os jornalistas sem pauta no pescoção. Somos seres humanos com livre arbítrio e podemos fugir de nosso destempero. Podemos nos manter em nosso métron e crescer com ele. Deixe as luzes acesas antes de ir, Teseu. Vai que você se esquece delas quando voltar.