terça-feira, janeiro 18, 2005

Definições definitivas

É difícil dar um ponto final. Tanto quanto começar um parágrafo. Na verdade, uma coisa não existe depois da outra, assim que você começa a escrever. Da mesma forma, depois que você respira, a vida é feita de recomeços e de fins. Ou seja, você parte para outros caminhos quando termina outros.

Lógico que isso não é definitivo e nem deveria ser. Às vezes, é possível engatar uma coisa, e ir levando a outra. Mas, quase sempre, quando é algo realmente importante você precisa tomar uma decisão que, dificilmente, permite um caminho de volta.

Nos últimos meses isso rolou comigo. Tenho evitado enxergar que certas coisas estão definidas, independente da minha vontade. Isso foi ruim. Quando você está submetido à uma situação que você não tem mais o controle, você corre o risco de perder o seu. Ando perdendo a linha, criticando de forma indevida, deselegante e falsa, perdendo meu tempo pensando em como coisas tão boas se tornaram ...Nada!

Enfim, ando agindo de uma forma que não é a minha e chega uma hora que definir minhas decisões é fundamental, para me definir como pessoa também.

Mas, isso é passado. Pode ter demorado algum tempo, mas percebo como certas decisões não têm volta. E a vida da gente, é o que fazemos dela. Muitas vezes, isso é afetado pela forma como as pessoas agem com você, mas aconteça o que acontecer, como dizia Sócrates: Sê sincero contigo mesmo.

Porquê a gente pode lamentar muito a atitude dos outros, mas acima de tudo temos que estar em paz com a nossa. Mesmo que não nos leve ao caminho que mais gostaríamos. Mesmo que quisesse que tudo ficasse como era antes. Só posso responder, pelo que faço.