domingo, maio 27, 2007

Já dizia o professor Xavier...

"A única constante da vida é a mudança."

E isso nunca foi tão verdade. Com o avanço da mídia digital nunca foi tão rápida a mudança. Conversando com minha chefe outro dia, lembrei que a tecnologia parece não diminuir mais seu ritmo de evolução. Já vi gráficos que falam das mudanças de web 2.0 para web 3.0 para web 4.0 para...

De bom para os profissionais ficam o constante crescimento e necessidade de outros tipos de profissionais. Essa semana, Diego Cox, analista de produtos sênior da Globo.com, falou do Community Evangelist. A Revista do O Globo já havia feito uma matéria de capa sobre os Cool Hunters, ou Caçadores de Tendências. Atividade que já era conhecida há alguns anos.

O comunicólogo que queria trabalhar só com impresso ou só com TV babô. Você pode não trabalhar diretamente com internet para sempre, mas ela já faz parte da sua vida mesmo que você não saiba. E é melhor saber.

De ruim, o caráter quase opressivo das mudanças. Para se manter atualizado é preciso ler mais e estar mais atento a novas ferramentas que surgem senão toda semana, todo mês há um ritmo quase proibitivo para que se tenha cada experiência - ter família, sair etc. ainda são atividades fundamentais.

A solução é disciplina, organização e consciência. Esta última, que você saiba que não precisa conhecer todas as ferramentas, mas saber muito bem algumas e ter idéia de qual o objetivo de cada funcionalidade e como ela muda sua vida profissional.