quinta-feira, setembro 02, 2004

Cirurgia 1

Cirurgia


Septo nasal é a estrutura que divide o nariz em duas narinas. Formado por ossos (na sua parte posterior) e cartilagem (na porção anterior), é revestido pelo mesmo tipo de tecido que forra internamente o nariz, conhecido por mucosa nasal.
Quando o nariz apresenta-se obstruído unicamente pelo septo desviado a única solução é a cirurgia corretiva, denominada septoplastia, que é um procedimento geralmente rápido, feito na maioria das vezes com anestesia geral e com apenas um dia de hospitalização.


Esse texto médico, esplendidamente bem escrito para leigos, foi tirado daqui.

Bom, escrevo este texto no sábado à noite, mas se tudo ocorrer como planejo só o postarei na terça-feira. Quarta estarei sendo operado no Hospital da Lagoa para uma operação para correção de Desvio de Septo. Me parece ser uma operação bem simples, mas não sei como será a minha recuperação. Por isso, pode demorar um pouco para eu voltar (se eu não escrever novamente em duas semanas, é porquê morri. Foi um prazer conhecê-los).

Vai ser bom dar essa parada. Semestre que vem algumas coisas vão ter que mudar. Não pretendo pegar 30 créditos de novo. Estou me arrebentando todo e ainda nem consigo aproveitar umas matérias mais interessantes. Pior que já percebi que período que vem vou precisar pegar um número não muito menor e com professores bem mais rigorosos. Sem contar que pretendo rever algumas das minhas atividades extra-curriculares. Está na hora de começar a rever o que realmente me acrescenta ou vale a pena mesmo. Preciso de mais tempo para mim.

Mas, semestre que vem é semestre que vem. O importante é eu estar bem (rimou). Vamos aguardar. Assim que der, deixo notícias da minha recuperação por aqui.