Moulin Rouge
Moulin Rouge
O velho lide se eu tivesse que escolher duas palavras para definir em relação ao filme Moulin Rouge aplica-se perfeitamente às palavras despretensiosamente revolucionário. O filme de Baz Luhrman cresce exatamente por simplificar onde a indústria banaliza e por revolucionar onde os clichês se repetem. Em uma história com o velho tema ?só o amor salva? (ai que saudades da Cláudia Chaves) que já é conhecida desde a peça Romeu e Julieta (que aliás também se transformou em cinema pelo mesmo diretor), mas com uma roupagem totalmente nova. Afinal, como dizia aquela personagem de Lizbela e o prisioneiro: não importa o que se conta, mas sim como se conta.
Moulin Rouge é tudo isso e um pouco mais. A idéia de Luhrman em fazer um musical, gênero até então esquecido por Hollywood (a última vez em que as atenções da indústria se voltaram para este tipo de filme foi em Evita) com músicas que foram emblema da cultura pop durante os últimos...Sei lá!
De Sparkling Diamonds até um mix de músicas que iria desde In the name of love (Pride) do U2 até aquela música da Withney Houston que todo mundo já tentou cantar e nunca consegue. Daí passando por versões que equiparavam-se às originais. Não pela qualidade de seus intérpretes. Ewan McGregor esforça-se muito em Your song, mas não chega aos pés da qualidade vocal do gênio Elton John. Porém, sua tarefa não é ser músico e sim fazer parte do filme. Nesse sentido, as imagens, os arranjos e tudo mais de Moulin Rouge tornam esta versão tão poderosa quanto a do cantor inglês.
Somem-se a isso interpretações magnânimas, atores pouco conhecidos como coadjuvantes, mas de um talento imenso (o primeiro filme que vi depois de rever este foi Crossroads ? amigas para sempre de Britney Spears, vocês já imaginaram o parâmetro de comparação? Foi como cheirar o banheiro masculino do CAP-UERJ depois de sentir perfume francês) e a direção (jura?) genial de Luhrman capaz de dirigir uma equipe enorme (só para os figurinos foram cerca de 80 profissionais) e ainda assim fazer da linguagem pop de videoclipes algo ainda belo e original.
Infelizmente Moulin Rouge foi um filme prejudicado pela sua época. O Oscar destina-se muito mais a uma satisfação pessoal do que uma defesa de integridade artística. Assim, Nicole Kidman perdeu o Oscar para Halle Berry e Ewan Mc Gregor para Denzel Washington (na verdade, para mim o melhor ator da ocasião foi Russel Crowe em Uma mente brilhante) e o filme perdeu para o apenas competente Uma mente brilhante. Coisas de Hollywood que seguindo o padrão compensou os musicais premiando Chicago e eu fiquei tão revoltado com essa injustiça que até hoje não vi este filme.
E além de tudo isso Moulin Rouge é a prova cinematográfica que mesmo a história mais brega ou clichê de amor, pode ser absolutamente inovadora, arrebatadora e...Linda! Dependendo de quem conta. Ou de quem vive :-)
PS: Se alguém tiver a letra de Hindi sad diamonds favor me enviar.