segunda-feira, dezembro 18, 2006

1984, o comercial

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Com todos os reality shows que se proliferam pela TV, fica difícil enumerar todas as referências a George Orwell e seu livro 1984. Na verdade, se recordarmos de metade das referências que já foram feitas no cinema, veremos que é fato recorrente na mídia audiovisual.

Um exemplo que é o do comercial pouquíssimo conhecido 1984. Ao final de 1983, a Apple lançou a sua linha Macintosh de computadores em um comercial de 60 segundos na final do Superbowl. Recentemente eleito pela WFA (Federação Mundial de Anunciantes) como o melhor comercial dos últimos 50 anos, o filme publicitário teve vida curta, já que nunca mais foi veiculado novamente. O inacreditável é que isso não impediu que até hoje aquele minuto dirigido por ninguém mais e ninguém menos do que o diretor Ridley Scott - até então diretor de Alien (1979) e Blade Runner, lançado um ano antes - continue a ser comentado.

Tudo começa com um forte exagero de cenário, um salão monumental com uma longa tomada de trabalhadores vestindo roupas típicas de prisioneiros e marchando. O áudio revela uma voz em que se destacam duas palavras: informação e purificação. Como descobrimos, o discurso é feito por um homem de meia-idade que usa óculos e fala através de uma enorme tela. Corte para uma mulher vestida como atleta que carrega em suas mãos um martelo de cabo longo. Ao contrário dos demais personagens, suas roupas são coloridas de branco e vermelho. Mais um corte e vemos os trabalhadores hipnotizados ouvindo o ?grande irmão? fazer seu discurso e com mais um corte um grupo de homens de capacete aparece correndo, atrás da mulher.

Photobucket - Video and Image HostingToda a ação prossegue em meio a uma estética azulada (qual é mesmo a cor do logo da IBM?) e antes que os policiais possam chegar até a atleta ela chega ao local onde todos estão. Gira o martelo, pronta para arremessá-lo e...Solta! Antes que se termine o discurso, a grande tela é quebrada, uma luz branca invade o cenário banhando todos os trabalhadores. Surge um texto: "On January 24th,/ Apple Computer will introduce Macintosh./ And you will see why 1984 / won't be like 1984" ("Em 24 de janeiro,/ a Apple Computadores irá introduzir o Macintosh/ e você verá por que 1984/ não será como 1984).

Por meio da impressionante e poderosa narrativa, Scott dá uma aula sobre cinema. As cenas se apresentam e deixam a conclusão nítida: algo domina as pessoas e alguém fará alguma coisa para mudar isso. Não é à toa que o comercial jamais passou novamente.

O visual moderninho da atleta, com um cabelo curto, corresponde à concepção que a própria Apple queria passar na época: a de revolucionária, ou melhor, de oposição ao regime vigente no mundo da informática. Ideal que se perdeu em algum lugar. Ou não?Mais uma evidência do cinema como meio de propagação de ideologias, conceitos e opiniões.

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O comercial pode ser visto aqui.

(*)Publicado originalmente no Sobrecarga e foi reescrito para ser publicado neste blog.