segunda-feira, abril 14, 2008

Vazios

vazio

Boa parte da blogosfera é formada por blogs que foram abandonados, a bloghostfera. São textos desatualizados de veículos largados à poeira virtual e à mercê de visitantes improváveis. Pixels inertes no ambiente mais mutável já concebido pelo homem.

Os blogs abandonados são como uma espécie de último legado daquele autor que existiu. Mudamos e nossos pensamentos mudam conosco. Nâo é raro um escritor renegar um livro seu por discordar das idéias que defendia. O blog nos acompanha em nossas mudanças, mas um blog abandonado é uma parte sua que você deixou para trás. Goste ou não.

O engraçado é que todos os blogs podem ser deletados, mas se insiste em manter aquele conteúdo disponível. Talvez pela chance de um leitor repentino redescobrir o que você esqueceu. Ou quem sabe, pela possibilidade de retomar aquele você que passou ou aquele passado que ainda está disponível nos www da web.

Na Rede, o passado é menos virtual. Pelo princípio de reciprocidade, a vida offline poderia ter um google mais real e leve do que as páginas amarelas e listas telefônicas. Pelo menos, o correio ainda serve de metáfora para as mensagens eletrônicas.