Brasil X França
Brasil X França
Durante aquele tempo em que tentávamos pegar um ônibus, um de nós (meu xará, Thiago Ferreira) ouviu no rádio que Ronaldo não jogaria. Edmundo estava confirmado. Pensei "que bom, o Edmundo vai querer escrever o nome dele na história da seleção" só quando chegamos no hotel recebemos a notícia de que Ronaldo jogaria. Me lembro bem de achar aquilo tudo tão estranho, mas interpretei como erro da mídia (na ocasião, eu tinha 18 anos e estava no segundo ano do segundo grau, mas já pensava em ser jornalista).
Começa o jogo, todo mundo de banho tomado (sim, deu tempo) e assistindo o jogo. Aquele massacre foi um dos momentos mais tristes que tive no futebol. Nem mesmo derrotas do Flamengo me deixam tão pra baixo. Pior do que aquilo só a eliminação em 90 para a Argentina (e ainda assim porquê eu era criança e chorei). A impressão que tive era em como o time poderia se comportar de um jeito tão medíocre com tante gente ali torcendo. Eu estava torcendo! Como o Ronaldo podia ser tão passivo em um jogo assim?
Mas foi. Passados oito anos eu ainda não sei direito o que ocorreu. Foi ataque epilético? Não foi? Causado pelo quê? Por que Edmundo disse que tudo era uma farsa da nike (entre outras coisas) e por que Bebeto resumiu o resultado com um "um dia vocês vão saber da verdade?" E o que levou Zagallo a escalar um jogador visivelmente abatido? Se Edmundo tivesse jogado, talvez tudo fosse diferente e talvez jamais saibamos o que realmente ocorreu porquê nem mesmo os jogadores saibam. Talvez fosse tudo parte de algo maior (ao fundo, trilha sonora de Arquivo-X).
Muitas incertezas envolvem o passado e uma certeza, o futuro: durante oito anos eu esperei esse jogo. Ganhar em Copa de Futebol de Areia não conta e nem tampouco em amistosos ou jogos em outras competições. Eu queria enfrentar les bleux numa Copa do Mundo. E essa é a chance. Caramba, como esperei esse jogo!
E o melhor de tudo: a chance de aposentar Zidane.
Rumo ao Hexa!
PS: Detalhe intrigante: a atual combinação também torna possível uma revanche da Copa de 90 quando fomos eliminados pelos nossos hermanos. Será?